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Metas de aprendizagem

Meta Final
O aluno analisa informação técnica e de segurança relativamente a electrodomésticos e/ou a componentes eléctricos e electrónicos e explica funções específicas de cada um para o funcionamento global de circuitos simples; procede a montagens práticas e em segurança e mede correctamente grandezas eléctricas em circuitos; elabora resposta a questões/situações problema, através de experimentação adequada.

Metas intermédias
  • O aluno interpreta o significado de informação existente em chapas/etiquetas/ fichas técnicas de electrodomésticos (tipo e valor da tensão, potência e classe energética).
  • O aluno interpreta significados de normas gerais e específicas de segurança, para a utilização de aparelhos eléctricos, de modo a minimizar efeitos fisiológicos no corpo humano quando atravessado por correntes eléctricas.
  • O aluno identifica componentes em sistemas eléctricos, e caracteriza principais funções dos mesmos nomeadamente a(s) transferência(s) e ou transformação(ões) de energia que neles ocorrem.
  • O aluno interpreta circuitos eléctricos, identificando elementos constituintes, modo de ligação e representação esquemática e procede a montagens práticas em casos simples.
  • O aluno apresenta e trata dados de medições directas de tenção/d.d.p., intensidade de corrente eléctrica e resistência utilizando instrumentos de medida digitais e/ou analógicos.
  • O aluno identifica o tipo de associação de geradores electroquímicos em pequenos aparelhos eléctricos e em pilhas de 4,5V e relaciona a diferença de potencial de cada gerador com a que resulta da sua associação em série.
  • O aluno apresenta vantagens e desvantagens em associar dois receptores em série e em paralelo e prevê implicações ao nível da intensidade da corrente eléctrica e da tensão/d.d.p. em diversos pontos de circuito simples.
  • O aluno revela pensamento científico (prevendo, planificando, executando, …) na determinação da relação que existe entre tensão e intensidade de corrente eléctrica que atravessa um condutor óhmico (Lei de Ohm) e na identificação de factores (comprimento, secção e tipo de material) de que depende a resistência de um fio condutor; prevê aplicações tecnológicas destes efeitos (por exemplo: reóstatos e cabos eléctricos).
  • O aluno calcula “consumos” energéticos, em unidades SI e em kWh, de electrodoméstico(s) a partir da potência, ou da tensão e intensidade de corrente eléctrica que o percorre, durante o intervalo de tempo de funcionamento, e apresenta soluções práticas para reduzir os “gastos” de energia eléctrica numa habitação.
  • O aluno apresenta exemplos da aplicação dos efeitos da corrente eléctrica: térmico, por exemplo, em resistências de aquecimento e fusíveis (útil) em curto-circuitos ou sobrecargas (prejudicial, por risco de incêndio); químico, por exemplo, na electrólise.
  • O aluno explica o perigo de incêndio aquando da ligação de vários electrodomésticos com elevada potência à mesma tomada.
  • O aluno descreve, operacionalmente, a existência de campos magnéticos atractivos e repulsivos criados por ímanes permanentes através da orientação de limalha, ou pequenos fios de aço, relacionando a sua intensidade com a maior ou menor proximidade das linhas de campo.
  • O aluno explica o funcionamento de uma bússola.
  • O aluno sistematiza trabalhos importantes de alguns cientistas, nomeadamente Volta (bateria electroquímica), Hans Orested (efeito magnético da corrente eléctrica) e Michael Faraday (correntes eléctricas induzidas) assim como algumas aplicações tecnológicas destas e de outras descobertas (exemplos: electroíman, amperímetro, voltímetros, campainha, alternador e dínamo).
  • O aluno descreve formas de gerar tensão eléctrica contínua e alternada (electroquímica e/ou por indução), pesquisando fontes diversas, e traduz algumas dessas propostas em formato prático-laboratorial.
  • O aluno justifica a necessidade de elevar a tensão (alta tensão) e de baixar a intensidade da corrente eléctrica (através de transformadores) e de usar cabos grossos durante a transferência da energia eléctrica das centrais eléctricas para os consumidores.
  • O aluno interpreta circuitos electrónicos, identificando elementos constituintes, modo de ligação e representação esquemática, e procede a montagens práticas.
  • O aluno identifica componentes (LED, díodo de silício, LDR, termístor, potenciómetro, transistor, condensador …), e caracteriza principais funções dos mesmos.
  • O aluno distingue circuitos electrónicos de eléctricos pelos componentes e pelas ordens de grandeza da tensão e da intensidade de corrente eléctrica envolvidas.